Logo Santa Cruz Pe

Menu
#SejaSócioSantaForte SejaSócioSantaForte Já temos 1000 camisas vendidas.
Torcedor Fala Torcedor Fala
14/07

Aniversário da Portão 10: o presente vai para o Santa

Compartilhe
Aniversário da Portão 10: o presente vai para o Santa

Neste domingo, a partir das 11h, a sede social do Santa Cruz vai receber três atrações, para a festa de dez anos da torcida organizada Portão 10: DJ Bessa, Kelvis Duran e Maracatu Plugado. Pela animação da galera nas arquibancadas, a festa promete levar muita gente ao clube, mas ao final da festa, quem vai receber um presente será o próprio clube.

É que todo o dinheiro arrecadado no evento (www.facebook.com/portao10asc) será destinado para realização de melhorias no ginásio do clube, conhecido como “Arrudinha”.

“Normalmente, o aniversariante é quem ganha um presente. Dessa vez a gente quer fazer o contrário – vamos dar um presente ao Santa”, diz o estudante de engenharia Felipe Lins, de 21 anos, integrante da Portão.

A ideia começou surgir quando parte dos integrantes organizou uma pelada semanal na quadra, que fica ao lado do Arrudinha, em janeiro deste ano. Entre um jogo e outro, nas manhãs de sábado, começaram a ver melhor a realidade de um pedaço do Arruda que não aparece muito – quadra e o ginásio.

Usaram a “caixinha” da pelada para pintar o escudo do Santa, fizeram pequenos reparos, na base do mutirão e começaram a se aproximar do trabalho realizado no futsal. Quando foi se aproximando o aniversário de dez anos, a ideia de mobilizar a própria torcida para fazer algo maior se encaixou com o que pensa a Portão sobre torcer e viver o Santa Cruz.

“Melhorar as condições de treino para a garotada do Santa é uma ajuda que a gente dá para que o clube colha os frutos no futuro”, completa Felipe.

Torcida diferente

Abertamente inspirada nos “barrabravas” (torcidas de clubes sulamericanos), a Portão 10 tem apenas um ideal – exaltar o Santa Cruz Futebol Clube, em todas as suas ações. Dentro do arruda, significa empurrar o time os 90 minutos, esteja ele ganhando, empatando ou perdendo. Fora dele, há uma visão que foge ao padrão habitual de “torcida organizada”.

“Nós não temos uniforme próprio. Nossa camisa é a camisa oficial do Santa Cruz. Fazemos isso para fortalecer a venda de camisas pelo clube e essa identidade entre a torcida e o clube”, diz o advogado Rodrigo Fitipaldi, de 30 anos.

“Também não temos a “nossa” música principal. A música principal da Portão 10 é sempre o hino do do Santa”, completa. O essencial, observa Fitipaldi, é que a torcida, em nenhum momento a torcida exalta a si mesma. O olhar, as ações, tudo o que envolve a paixão, tem apenas um foco – o clube.

Graças à influência das torcidas sul-americanas, os integrantes passaram a valorizar a cultura local, fazendo versões de sambas e frevos para cantar nos jogos do Santa. Raul Seixas (Sociedade Alternativa, Gita) é uma grande influência, mas os integrantes podem ver o Santa no ataque cantando Alceu Valença ou Luiz Gonzaga.

Muita gente que vai ao Arruda não sabe, mas o “papapapa” foi criação dos integrantes da Portão. O “Dale Dale/Tricolor” também. Muitas vezes, quando a massa coral está calada, muitos deles estão pulando e cantando, com a camisa do santa nas mãos.

A torcida não tem diretoria tradicional, com presidente, vice e diretores. A estrutura tem apenas três grupos de trabalho: “operacional”, “administrativa” e “comunicação”. Cada grupo tem um líder. Há apenas um Conselho Consultivo, formado pelos membros mais experientes, que orientam os mais jovens. Não existe mensalidade, e não há o famoso “quadro de sócios”, nem preocupação com a quantidade de integrantes. Eles calculam que tenham “entre 50 e 100 integrantes”.

“A Portão nasceu há dez anos, fruto de um encontro de pessoas que amam o Santa e estavam querendo discutir sobre o clube naquele momento muito difícil, que foi 2007”, lembra o autônomo Lucas Pinto. “É uma discussão que vem da arquibancada e passa também sobre o clube e seu futuro”, observa. Não é por acaso que as principais festas da torcida são realizadas no Pátio de Santa Cruz, onde o clube nasceu, em três de fevereiro de 1914. Festas abertas, onde a memória do clube é constantemente resgatada.

“Nosso aniversário oficial foi dia 7 passado, no dia do jogo contra o Brasil de Pelotas. Saímos da Arena direto para o Pátio, comemorar nossos dez anos, mas, especialmente, a vitória do Santa na estréia de Givanildo”, lembra Lucas.

A festa do domingo é como se fosse “a cara” da Portão 10. Já comemoraram, fizeram farra, cantaram. Agora vão fazer o que mais gostam – ajudar o Santa. Seja na arquibancada, seja ajudando na manutenção de uma pequena parte do Arruda, o Arrudinha.

“É nossa marca histórica”, lembra Fitipaldi. “Quem quiser nos seguir, é só chegar e cantar o jogo todo com a gente”.

Serviço

Local: Arruda (mezanino)
Data: 16.07.2017 (Domingo)
Horário: 11h
Ingresso: R$ 30,00
Sócio em dia: R$ 25,00

Veja Também:

@SantaCruzFC

Coração Coração Coração Coração Coração Coração Coração Coração Coração Coração Coração Coração
Siga SantaCruzFC
Hoje tem Santa Cruz! E hoje tem ingresso por Timemania! 
Aproveite e #VemProArruda! O Tricolor entra em campo às 19h15, diante do Ceará.

#VamoSanta Acreditando em apoio da torcida, Martelotte fala sobre retornos e montagem do time.

Entrevista em santacruzpe.com.br/noticias

#VamoSanta Com treino tático, elenco coral encerra preparativos para enfrentar o Ceará.

Saiba mais em santacruzpe.com.br/noticias

#VamoSanta Wellington Cézar reencontra bom futebol em nova passagem de Martelotte.

Matéria em santacruzpe.com.br/noticias

#VamoSanta
#SantaÉSuperação Tricolor, terça-feira todos os caminhos levam ao Arruda. E você, vai ficar em casa?

#VemProArruda
#OSantaEstáChamando Martelotte satisfeito com atuação e evolução coral.

Entrevista pós-jogo com o treinador em santacruzpe.com.br/noticias

#VamoSanta A matéria da partida entre Santa Cruz e Londrina, no Estádio do Café.

Leia em santacruzpe.com.br/noticias

#VamoSanta
#SantaÉSuperação Apito final no Estádio do Café. 
Santa Cruz 1x1 Londrina. 
#VamoSanta 19' - GOOOOOOOOOOOOOOOL do Santa Cruz! Wellington Cézar!

O primeiro gol da carreira do volante! Nininho ia acertando um grande passe para André, mas a bola foi desviada e ficou com Wellington Cézar, na frente da área. Ele acertou no cantinho e marcou!

#VamoSanta A etapa final já está rolando no Estádio do Café! 
#VamoSanta Está valendo no Estádio do Café!

#VamoSanta
#SantaÉSuperação Santa Cruz escalado para enfrentar o Londrina!

A partida começa às 21h30, no Estádio do Café.

#VamoSanta
#SantaÉSuperação Marque o Santa como o time de coração na Timemania! O prêmio acumulou de novo. Em crescimento e de ânimo renovado, Santa Cruz enfrenta o Londrina.

A matéria de apresentação em santacruzpe.com.br/noticias

#VamoSanta Ricardo Bueno reencontra o clube e a cidade de Londrina. 
Saiba mais em santacruzpe.com.br/noticias

#VamoSanta
#SantaÉSuperação Hoje tem Santa Cruz!

Tricolor enfrenta o Londrina, às 21h30, no Estádio do Café.

#VamoSanta
#SantaÉSuperação