Logo Santa Cruz Pe

Menu
#SejaSócioTricolorDeCoracão SejaSócioSantaForte Já temos 1000 camisas vendidas.
Torcedor Fala Torcedor Fala
11/04

Guerreiros Corais: Garotada participa de pesquisa sobre Tomada de Decisão

Compartilhe
Guerreiros Corais: Garotada participa de pesquisa sobre Tomada de Decisão

Por Guerreiros Corais

Os Guerreiros Corais sabem que para mudar o futuro do Santa Cruz é necessário ter atenção as novas realidades impostas ao mundo do futebol. De preferência, saber das inovações antes que se tornem práticas comuns. Precisamos estar na vanguarda para que, mesmo com as inerentes limitações do clube, possamos nos diferenciar no mercado de formação de atletas.

Para que isso seja possível, a nossa academia decidiu continuar quebrando tabus. O primeiro deles, agregar a ciência ao mundo do futebol e também aumentar – ainda mais – o envolvimento das mulheres neste universo que também é delas. Assim, a jovem professora Universitária e cientista Clarissa Souto decidiu pesquisar sobre a Tomada de Decisão dos atletas da Academia de Futebol Guerreiros Corais na unidade de Petrolândia, sertão Pernambucano.

É fundamental perceber a importância que este aspecto tem no jogo e como os nossos atletas estão realizando esse aspecto durante a formação ofertada pela Academia. Para que tomem decisões com qualidade, os atletas precisam ter habilidades diferentes das pessoas comuns. É necessário que os atletas possuam diversos aspectos táticos, técnicos e cognitivos para tomar decisões mais assertivas e, de preferência, tão rápido quanto o jogo exige. Isso é o que se conhece como inteligência do jogo.

Segundo Clarissa Souto, “a pesquisa tem o intuito de avaliar a qualidade e o quão rápido são as decisões dos atletas no momento ofensivo e defensivo do jogo. Sabemos que um atleta precisa tomar milhares de decisões ao longo da partida, a maioria delas ocorre de forma quase automática devido a grande quantidade de experiências esportivas que possui, mas nem sempre essas decisões são as mais acertadas.”

Para que seja possível entender o grande passo dado com o intuito de conhecer mais sobre a formação dos jovens atletas Corais, Clarissa informou que a pesquisa realizada é baseada em estudos de mestrados e doutorados da Universidade do Porto, em Portugal – um das principais Universidade que pesquisam sobre futebol no mundo – e de trabalhos desenvolvidos pela Universidade de Viçosa em Minas Gerais, coordenado por Israel Teoldo, principal nome da área da Tomada de Decisão no Brasil.

Quem também vê com bons olhos esse tipo de pesquisa é o Analista de Desempenho do Clube, Otávio Augusto que disse “Um trabalho como esse demonstra a seriedade, compromisso e qualificação do trabalho desenvolvido. Mostra também a importância de se fazer bem feito e de que os caminhos são todos direcionados a partir dos ideais do clube para a formação de atletas.”

Outro ponto importante é o nível da instituição por trás da pesquisa. A profissional é vinculada a Faculdade Sete de Setembro, em Paulo Afonso/BA, localizada próximo as cidades de Petrolândia e Jatobá, sedes das unidades do Sertão Pernambucano e possui grande distinção na região comprovado pelo grau de excelência que a Instituição possui, tendo nota máxima no curso de Educação Física junto ao Ministério da Educação, uma das poucas na região Nordeste e já tendo desenvolvido dezenas de pesquisas ligadas a Futebol e Futsal na região.

A Coordenadora do curso de Educação Física, a Doutora Ana Carolina de Oliveira disse “Na nossa realidade, em pleno Sertão Nordestino, temos a grata satisfação de realizar pesquisas de excelência acadêmica e poder vincular isso a um clube de grande expressão e torcida é fundamental para que a ciência reverbere no mercado esportivo. Não temos interesse em realizar pesquisas que fiquem em estantes, empoeirando. Queremos mudar o mercado.”

O resultado final da pesquisa está previsto para o final do semestre. Os treinadores e gestores da Academia informam que os dados obtidos servirão para otimizar ainda mais os treinamentos.

Por fim, Clarissa Souto, que é nascida em Petrolândia confessa “É gratificante ver o trabalho desenvolvido pelo Santa Cruz na região, porque traz esperança e oportunidade para esses jovens que tem o grande sonho de se profissionalizar.”

Veja Também:

@SantaCruzFC

Siga SantaCruzFC