Não é todo time do Brasil que conta com aquele centroavante goleador, que raramente desperdiça uma oportunidade, que é praticamente garantia de rede balançada. O Santa Cruz tem dois atletas deste nível em seu elenco. Sempre decisivos, Bruno Moraes e Grafite estão se complementando e ambos têm sido fundamentais para a grande campanha coral na Série B.
O técnico Marcelo Martelotte, há cerca de 15 dias, definiu bem a situação: “Tenho duas ótimas opções para o ataque. Bruno Moraes e Grafite estão sempre correspondendo às expectativas da melhor forma”. Apesar de disputarem apenas uma vaga no time titular, não há clima acirrado entre os dois artilheiros. Pelo contrário.
Bruno Moraes e Grafite têm uma relação evidente de amizade. Este bom ambiente fora de campo contribui para o grande rendimento dentro das quatro linhas. Os dois atacantes dividem a vice-artilharia do Santa Cruz na Série B, com sete gols marcados para cada – Luisinho também balançou o mesmo número de redes.
Por conta de uma lesão na panturrilha, Grafite teve sequência interrompida no time titular. Mas Bruno Moraes amenizou bastante a ausência do camisa 23 coral. Quando um não está em campo, o outro está. Quando o primeiro não marca, o segundo resolve. Os 14 gols somados foram fundamentais para uma série de vitórias nesta Série B.
O centroavante de 36 anos marcou duas vezes contra o Botafogo e deixou um gol diante de Mogi Mirim, Macaé, Ceará, Paysandu e CRB. Já Bruno Moraes foi às redes duas vezes contra o Boa Esporte e uma vez contra América/MG, Náutico, Criciúma, Bahia e Botafogo. Portanto, foi no último sábado que os dois atacantes marcaram, pela primeira vez, em uma mesma partida.
Justamente diante do Botafogo, na partida mais importante do Santa Cruz até aqui nesta Série B. Para o confronto diante do Mogi Mirim, no próximo sábado, Grafite não irá poder participar. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o camisa 23 deve ser substituído por Bruno Moraes. E a expectativa de gols segue a mesma.
Por conta do momento positivo, os dois atacantes têm sido muito festejados pela torcida coral. E até nisto os atletas estão em sintonia. Na chegada do Santa Cruz ao Aeroporto dos Guararapes, no último domingo, os torcedores utilizaram a mesma base, de uma mesma música para exaltar os centroavantes: acabou o caô, o Grafite chegou; acabou o caô, o General chegou.
Terceiro componente
Nas últimas rodadas, o destaque na função de centroavante tem ficado entre Grafite e Bruno Moraes. Mas, no início do torneio, outro atleta foi fundamental para as vitórias do Mais Querido. Anderson Aquino, com seus 10 gols na Série B, contribuiu diretamente para boa parte dos pontos somados pelo Tricolor.