Logo Santa Cruz Pe

Menu
#SócioCoral Seja Sócio Coral! Já temos 1000 camisas vendidas.
Torcedor Fala Torcedor Fala
09/09

Nota oficial sobre confronto entre torcidas

Compartilhe
Nota oficial sobre confronto entre torcidas

O compromisso com a paz nos estádios e entre torcidas começa com o fim da disseminação do ódio gerado por rivalidades que deveriam estar restrita às quatro linhas. Esse compromisso, no entanto, precisa ser assumido verdadeiramente por todos os clubes do estado e do País.

Depois de verificar a intensa movimentação nas redes sociais, ontem à tarde, a respeito do encontro entre integrantes da Fanáutico e da torcida organizada do Paysandu, Terror Bicolor, o Santa Cruz Futebol Clube encaminhou requerimento ao Batalhão de Choque da PMPE para que, a exemplo do que acontece nos estádios do Pará, os membros da citada torcida fossem proibidos de entrar no estádio do Arruda.

Foi com surpresa que a diretoria do Santa Cruz tomou conhecimento de que a referida torcida, com um extenso histórico de violência, tinha sido acolhida na sede do Náutico durante a tarde de ontem.

O confronto que aconteceu entre integrantes das torcidas Fanáutico, Terror Bicolor e Inferno Coral é inaceitável e deve ser repudiado por toda a sociedade. Seus responsáveis devem ser punidos com o rigor da lei. O Santa Cruz acredita e defende que, para que episódios não fiquem impunes, se faz necessário identificar os envolvidos, caracterizando individualmente a ação de cada um, seja ele torcedor de qualquer equipe, inclusive do próprio Santa Cruz.

Punições genéricas, por mais espetaculares que possam parecer aos olhos da opinião pública, apenas reforçam a sensação de impunidade individual.

A política que a diretoria coral defende é a de enfrentamento às raízes do problema, com o compromisso de todos os atores sociais, dos clubes às autoridades judiciais, dos gestores públicos aos próprios torcedores, afinal o problema é complexo e extrapola a responsabilidade da própria Polícia.

Para o Santa Cruz o futebol é um esporte cuja natureza inclusiva, o torna um poderoso instrumento de desenvolvimento social. Compreendê-lo dessa maneira é o primeiro passo para superar a violência que tenta se impor. Por isso, o Santa Cruz deu início a uma articulação junto ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para a implantação de estratégias de inclusão social com foco na participação de crianças, adolescentes e jovens da comunidade do entorno.

Além de apresentar integral solidariedade a todas às vítimas do confronto de ontem, o Santa Cruz reafirma sua disposição em buscar soluções coletivas baseadas em políticas públicas permanentes para o combate à violência no futebol.

Veja Também:

@SantaCruzFC

Siga SantaCruzFC