Torcedor Fala Torcedor Fala
25/05

O que faz do Santa Cruz o time mais apaixonante do Brasil

Compartilhe
O que faz do Santa Cruz o time mais apaixonante do Brasil

Por Samarone Lima

Amigos corais, vamos direto ao assunto. A torcida mais apaixonada do Brasil é a do Santa Cruz Futebol Clube. Ela esteve com o time no subsolo do futebol brasileiro, empurrou o time quando o abismo parecia não ter fim e ganhou manchetes mundo afora. Não havia estádio vazio, por onde o time coral passava. Essa história todos já sabemos. Mas há algo novo acontecendo. O Santa Cruz, pela sua trajetória e pela capacidade de renascer de cada queda, se tornou o time mais apaixonante do Brasil.

Não há uma mesa redonda, um comentarista de rádio, uma notícia de jornal, uma postagem na Internet, que não se refira ao Santa Cruz como aquele clube onde mora, dentro e fora de campo, uma espécie de resistência do futebol nacional. Vejamos o que diz um dos maiores cientistas do mundo, o palmeirense Miguel Nicolelis, já indicado ao Prêmio Nobel. Numa mesa redonda recente, ele dizia loas e boas apaixonadas sobre seu clube, quando sentiu aquela fisgada no coração e não se conteve:

“Uma das poucas coisas que me fazem ter esperança no futuro do futebol brasileiro é quando vejo o Santa Cruz jogando no Arrudão”. A realidade é simples. Não temos uma Arena sofisticada. Jogamos no Arruda, um estádio construído tijolo a tijolo por nossa imensa torcida. Nosso retorno à elite do Brasileirão tem como símbolo um craque negro de 37 anos, que chora como um menino ao conquistar um campeonato. Seu apelido é a cara do Santa Cruz: Grafite.

Mas coube ao pedagogo João Batista Freire, o maior ícone da Educação Física brasileira, encarnar este sentimento. Ele está no Recife participando da Caravana dos Esportes e das Artes da ESPN/UNICEF, ministrando um curso de qualificação profissional, para professores de educação física, e profissionais das categorias de base do Santa. Durante as aulas, ele trocou a camisa da Caravana e passou a dar aulas usando a camisa oficial do Santa. Não foi presente da diretoria. Ele trouxe na bagagem. Ganhou de outro torcedor, em Palmas, capital do Tocantins, onde dava um curso.

“Usei o bom exemplo que é a torcida do Santa e do próprio clube, que não abre mão de suas tradições, que nunca recorreu ao tapetão para escapar das divisões inferiores”. No dia seguinte, um dos alunos lhe ofereceu a camisa coral. “Já tinha simpatia pelo Santa, mas desde aquele dia passei a torcer e acompanhar com mais carinho”. Como milhares de torcedores Brasil afora, ele arremata: “Já tinha simpatia pelo Santa, mas desde aquele dia passei a torcer e acompanhar com mais carinho. Sou meio tricolor”.

Acostumado a dar cursos pelo Brasil, ele comenta: “É impressionante como as pessoas simpatizam com o Santa”.

Samarone Lima é jornalista, escritor, poeta, vencedor do prêmio nacional de livro do ano da biblioteca nacional em 2013 – categoria poesia. E fundador do blog do Santinha

Veja Também:

@SantaCruzFC

Coração Coração Coração Coração Coração Coração Coração Coração Coração Coração Coração Coração
Siga SantaCruzFC
As novidades do treino desta terça-feira, no Arruda.

Leia em santacruzpe.com.br

#VamoSanta O Santa Cruz retornou aos treinos nesta terça-feira, no Arruda.

Os detalhes, em breve, no site oficial.

#VamoSanta O zagueiro Wálter Guimarães, 21 anos, foi emprestado ao Guarany de Sobral. 
O contrato é válido até o final da Série D. 
#ElencoTricolor O resumo do treino desta segunda-feira, no Arruda. 
Confira em santacruzpe.com.br

#VamoSanta A CBF definiu, nesta segunda-feira, o calendário das semifinais da Copa do Nordeste.

Confira abaixo e #VemProArruda!

Sport x Santa Cruz, 29/04, 18h30 - Ilha do Retiro
Santa Cruz x Sport, 03/05, 21h45 - Arruda

#VamoSanta Elenco coral retornou aos treinos nesta segunda, no Arruda. 
Começaram os preparativos para a fase decisiva da Copa do Nordeste. 
O Santa Cruz volta aos gramados no próximo sábado, diante do Sport, na partida de ida das semifinais da Copa do Nordeste.

Após o treino desta segunda, diretoria e comissão técnica terão uma reunião de rotina. Conversa em busca de uma retomada na temporada.

#VamoSanta Apito final em Salgueiro. 
Salgueiro 2x0 Santa Cruz. Etapa final em Salgueiro! Vale vaga na decisão!

#VamoSanta Fim do primeiro tempo em Salgueiro.

Até aqui, 0x0. 
Resultado vai classificando o Tricolor para a final do Estadual!

#VamoSanta Tem apoio em Salgueiro, mas também tem apoio no Arruda!

A turma tá animada!

#VamoSanta
#TelãoTricolor Está valendo no Cornélio de Barros! 
#VamoSanta ‪Seu Luiz Lira, tricolor apaixonado, já está de frente para o telão do Arruda, pronto para a decisão!‬ ‪Venha também!‬ ‪#TelãoTricolor ‬
#VamoSanta
#VemProArruda Hoje tem Santa Cruz!

Tricolor enfrenta o Salgueiro, às 19h, no Estádio Cornélio de Barros!

Vale vaga na final!

#VamoSanta Só passando pra lembrar que amanhã também tem Arruda!

O telão ficará no andar superior da sede social!

#VemProArruda O técnico Vinícius Eutrópio falou sobre a decisão diante do Salgueiro, que acontece neste sábado, no Estádio Cornélio de Barros. 
Escute em santacruzpe.com.br, na seção Rádio Coral.

#VamoSanta Mudou tudo e as vendas de ingressos para o Clássico das Multidões foi suspensa: a CBF mudou a tabela das semifinais da Copa do Nordeste quando agendou as oitavas-de-final da Copa do Brasil.

Quarta-feira (26/04) não vai ter mais Sport x Santa Cruz na Ilha. O primeiro jogo foi transferido para o sábado, dia 29. Daí, é óbvio que o clássico no dia 30 não poderá ocorrer no dia marcado. 
Por isso as vendas só serão retomadas quando a nova data e horários forem anunciados.