Conhecida por bater recordes de público no Mundão do Arruda e fazer as maiores festas de rua do Recife, a torcida coral este ano também tomou conta do mundo digital, ocupando de forma sem precedentes as redes sociais. E, desta vez, as redes oficiais do Santa Cruz estiveram lado a lado com os torcedores nessa maratona digital de paixão, interatividade e muita criatividade.
Para se ter uma ideia da grandeza da nossa mobilização no mundo web, entre os dias que antecederam o jogo contra o Mogi Mirim, no sábado, 21, até o jogo contra o Vitória, dia 28, os posts no Facebook oficial alcançaram 4,5 milhões de perfis e nada mais nada menos do que 560 mil internautas se engajaram nas publicações, curtindo, compartilhando ou comentando o material publicado. Isso sem falar no tuitaço #FechadoComOSanta que ficou mais de 15 horas em primeiro lugar no Trend Topics do Recife e atingiu o quinto lugar nos TTs do país.
Os tão aguardados vídeos da TV Coral, publicados semanalmente com os melhores lances dos jogos e os bastidores dos vestiários tricolor, receberam, este ano, mais de 2 milhões de visualizações só na nossa página no Face. É ou não é a Torcida Digital Mais Apaixonada do Brasil?
O movimento nas redes sociais é, e deve continuar sendo, espontâneo e democrático. Esse é um espaço livre para a manifestação dos torcedores de todos os clubes. Mas é também um mundo em que o clube, enquanto instituição, deve ocupar para estreitar o seu relacionamento com a massa de internautas tricolores apaixonados pelo Santa, fornecendo informações precisas, diretas e oficiais. Não só sobre o futebol profissional, mas sobre todas as áreas do clube, desde as ações sociais até o relacionamento diário com os sócios. Esse trabalho foi bastante intensificado em 2015 e vai crescer ainda mais em 2016.
A torcida entendeu este movimento e deu um gás sem precedentes a todas as redes oficiais do Santa. Nós crescemos bem em todas elas. No Facebook já foram mais de 115 mil novos curtidores do começo do ano até o final de novembro. E daí veio, depois de quatro anos de criada, a verificação da nossa página pelo Facebook, com o selinho azul. No Twitter, conquistamos mais 20 mil seguidores. No Instagram, nós mais do que quadruplicamos o número de seguidores, de 8 mil para mais de 36 mil. Agora, estamos trabalhando para garantir a verificação oficial das duas redes.
Esse ano também surgiram novidades. O Santa Cruz entrou em três novas redes sociais: WhatsApp, Periscope e SoundCloud. Tudo isso para fazer chegar na palma da mão do torcedor coral as melhores e mais embasadas informações sobre o seu clube do coração, sem a intermediação de terceiros. Ainda há muito a avançar, mas nós não vamos retroceder. Agora, o caminho é o de aprofundar o relacionamento do clube com o torcedor no mundo digital.
Dentro desta filosofia, o Santa Cruz lançou no dia 26 de junho um novo portal oficial com notícias diárias, vídeos, galerias de imagens e muitas matérias sobre a história do clube e de sua imensa e fiel torcida. Em cinco meses no ar, foram publicadas no site 617 matérias, 71 vídeos e 42 galerias de imagens. Agora, o torcedor coral pode acompanhar o dia a dia dos treinos, todos os detalhes sobre o time profissional do Santa, os esportes amadores e a vida social do Clube Mais Querido da Multidão.
Não é só dentro de campo ou nas arquibancadas que o Santa Cruz Futebol Clube e a Torcida Mais Apaixonada do Brasil fazem história. Os internautas tricolores estão mostrando, mais do que nunca, sua força também no mundo digital. 2015 foi um ano vitorioso na web para o Santa. Em 2016, vamos continuar jogando em alto nível dentro e fora de campo. Ocupando as redes e as ruas do Recife e de todo o Brasil. E você, torcedor, mais uma vez será o grande protagonista deste jogo.