Logo Santa Cruz Pe

Menu
#SejaSócioSantaForte SejaSócioSantaForte Já temos 1000 camisas vendidas.
Estádio

Institucional

O time do povo

Compartilhe
Institucional

O Santa Cruz Futebol Clube foi fundado em 3 de fevereiro de 1914 por um grupo de 11 rapazes que costumavam jogar bola pelas ruas e largos da Boa Vista, na região central do Recife, mas não tinham acesso aos sofisticados clubes da capital, restrito à elite açucareira e aos britânicos das empresas inglesas de bonde, gás e eletricidade.

Entre os jovens que eram ao mesmo tempo fundadores, dirigentes e jogadores, um negro. Teófilo de Carvalho foi primeiro de sua etnia a jogar em um clube de futebol nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Sua presença em campo foi decisiva para conquistar a simpatia das camadas mais pobres da população do estado. Fora de campo, contribuiu por décadas para construir o Santa Cruz.

Numa época em que a escalação dos outros times locais era repleto de sobrenomes como Griffits, Hardy, Briant, Hogguer, Cleophas, Monteath e Smethurst, o Santa Cruz entrava em campo com Bebé, Lacraia, Manoel Pedro, Tiano e Pitota. Era o Time do Povo.

Depois de mandar jogos e passar por sedes nos bairros de Afogados e Campo Grande, desde os anos 40 o clube está sediado na avenida Beberibe, zona norte do Recife. No entorno do estádio do Arruda e da sede social, estão alguns dos bairros mais pobres, porém de mais intensa produção artística e cultural de Pernambuco.

O Santa Cruz é o único time de Pernambuco com participação em todas as edições do campeonato estadual, conquistado 28 vezes, incluindo o título de 2015. Terminou entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro em duas oportunidades, possui dois vice-campeonatos da série B e um título nacional da Série C.